Como Saber se Sou : Ectomorfo, Endomorfo ou Mesomorfo

Entende como funciona cada biotipo

Quando se começa fazer academia as pessoas facilmente ficam sobrecarregadas com a quantidade de programas diferentes de treinamento, suplementos para musculação, dietas, artigos e informações disponíveis em revista e na internet. Há tantas dietas conflitantes e programas de treinamento disponíveis que as pessoas já não sabem o que devem ou não fazer. O resultado disso é que a maioria delas tem pequenos ganhos e quase nenhuma motivação para os treinos.

Então antes de começar seu treino na academia, a primeira coisa a se fazer é saber é se o seu corpo é do tipo Ectomorfo, Endomorfo ou Mesomorfo.

A maioria das pessoas não tem ideia sobre o seu tipo de corpo, e, isso acaba prejudicando na hora de ganhar massa muscular.

Depois de ter conhecimento sobre o tipo de corpo é possível compreender melhor o seu metabolismo e como seu corpo funciona. Diferentes tipos de corpo requerem diferentes métodos de treinamento e dieta. Assim, segue as características básicas dos 3 tipos de corpo: Ectomorfo, Endomorfo ou Mesomorfo.

Ectomorfo

Um ectomorfo é o típico magro. Ele tem uma estrutura corporal leve, com articulações pequenas e massa muscular magra. Normalmente o ectomorfo tem os membros longos e finos com músculos fibrosos. Ombros tendem a ser finos, com pouca largura.

Alguns traços típicos incluem também peito achatado, metabolismo rápido e dificuldade em ganhar peso.

Ectomorfos precisam de uma enorme quantidade de calorias para ganhar peso. Exercícios devem ser curto e intensos com foco nos grupos musculares grandes. Os suplementos são definitivamente recomendados.

Ectomorfos devem comer antes de dormir para evitar o catabolismo muscular durante a noite. Geralmente, ectomorfo perdem gordura muito facilmente.

Mesomorfo

O mesomorfo tem uma estrutura óssea grande, grandes músculos e um corpo naturalmente atlético. Ele é o melhor tipo de corpo para a musculação. Eles ganham e perdem peso com facilidade. Eles são naturalmente fortes, o que é a plataforma perfeita para a construção muscular.

Algumas características básicas do corpo mesomorfo incluem: atlético, corpo geralmente firme, músculos bem definidos, corpo em forma retangular.

O tipo de corpo mesomorfo responde melhor ao treinamento com peso. Os ganhos são geralmente vistos muito rapidamente, especialmente nos iniciantes. A desvantagem é que os mesomorfos ganham gordura mais facilmente do que o ectomorfo. Isso significa que se deve prestar atenção a sua ingestão de calorias. Geralmente uma combinação de musculação e cárdio funciona melhor para mesomorfos.

Endomorfo

O tipo de corpo endomorfo é sólido e eles ganham gordura com muita facilidade. Endo são geralmente de uma compilação mais curta, com braços e pernas grossas. Músculos são fortes, especialmente na parte superior das pernas. Endomorfo se beneficiam de exercícios de perna, como o agachamento.

Características típicas do corpo endomorfo incluem corpo arredondado, tem dificuldade em perder gordura, metabolismo lento, músculos não são tão bem definidos.

Como o endomorfo ganha peso (gordura) com facilidade o melhor tipo de treino é o cárdio, bem como pesos. Geralmente os suplementos pode não ser necessários, desde que a pessoa tenha uma elevada ingestão de proteína na sua dieta.

A combinação de tipos de corpo

Na verdade a maioria das pessoas tem a combinação de dois tipos de corpos. Essas combinações são ectomorfo/mesomorfo ou mesomorfo/endomorfo. Não é raro encontrar um mesomorfo com corpo firme que ganha peso como um endomorfo por exemplo.

Então que tipo de corpo você tem ?

Dada a informação acima, você deve ser capaz de identificar o seu tipo de corpo. Você também pode querer otimizar sua dieta e treinamento para se adequar ao seu tipo de corpo.

Vale lembrar que não importa o seu tipo de corpo se você deseja realmente construir massa muscular. Mesmo a pessoa mais magra pode aumentar a musculatura. Sim, é mais difícil, mas se você está disposto a focar no treino eu tenho certeza que a construção muscular é possível.

Ectomorfo, Endomorfo ou Mesomorfo 1

Ectomorfo, Endomorfo ou Mesomorfo 2 Ectomorfo, Endomorfo ou Mesomorfo 3 Ectomorfo, Endomorfo ou Mesomorfo 4 Ectomorfo, Endomorfo ou Mesomorfo 5





4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *