Efeitos colaterais do açúcar

Como diminuir o uso do açúcar

O adulto típico consome de 15 a 20 colheres de chá de açúcar por dia. Embora muitas vezes seja fácil de detectar o açúcar, em guloseimas comuns, como bolos, biscoitos e doces, açúcar também está à espreita em outros alimentos que não conseguimos perceber. Por exemplo, você sabia que uma colher de sopa de ketchup contém uma colher de chá cheia de açúcar?

Açúcar está em toda parte !

Qualquer um dos seguintes ingredientes listados no rótulo de alimentos, deve ser considerado como adição de açúcar: açúcar branco (sacarose , também conhecido como açúcar de mesa ) , açúcar mascavo, açúcar de cana , açúcar em estado bruto, xarope de bordo, melaço e xarope de milho rico em frutose . Mas os produtos ricos em carboidratos , como a farinha refinada , o pão branco , batatas fritas, biscoitos , muffins, arroz branco, cereais e massas acabam como açúcar no nosso corpo também. Mesmo açúcares em suas formas naturais, não transformados, tais como xarope de bordo ou mel – possuem riscos de saúde semelhantes .

Efeitos colaterais do açúcar

Quando consumimos alimentos ricos em açúcar e carboidratos, o açúcar entra em nossa corrente sanguínea, fazendo com que eleve os níveis de açúcar no sangue. Quanto maior a quantidade de açúcar, maior a libertação de insulina . A insulina permite que o aumento de açúcares entre em nossas células para ser usado como energia ou armazenados como gordura. O excesso de insulina é a principal causa do ganho de peso, especialmente a gordura da barriga. A compreensão desta conexão entre açúcar e insulina, então, é a principal razão para se tornar consciente sobre os efeitos colaterais do consumo de açúcar. Mas muito açúcar também é responsável por:

– suprimir o sistema imunológico
– Contribuir para a hiperatividade, ansiedade, depressão, dificuldades de concentração
– Produzir um aumento significativo nos triglicéridos
– Reduzir o colesterol bom ( HDL ) e aumentar o colesterol ruim ( LDL )
– Aumento do risco de doença cardíaca coronariana e hipertensão arterial
– Aumento dos níveis de glicose no sangue e contribuir para a diabetes
– Promover a cárie dentária
– Acelerar o processo de envelhecimento, causando rugas e cabelos grisalhos
– contribuir para o ganho de peso e obesidade
– Aumentar o risco de doença do fígado
– Aumentar a retenção de água e inchaço
– dores de cabeça, incluindo enxaquecas
– Aumentar a fermentação bacteriana no cólon
-Aumento do risco de certos tipos de câncer incluindo câncer de mama , cólon e próstata
– Aumento do risco de doença de Alzheimer

Diminuir o consumo de açúcar não é uma tarefa fácil, mas é importante fazê-lo para poder ter uma vida mais saudável. Segue dicas para ajudar você abandonar o hábito de açúcar :

– Evite produtos com qualquer forma de adição de açúcar listada nos ingredientes o mais rápido possível. Se você precisa adoçar seus alimentos, substitua o açúcar por alternativas naturais, como a uvas passas, molho de maçã, xarope de arroz integral, seiva de coco e stévia. Especiarias como canela , baunilha, cacau ou também adicionam sabor e doçura a suas receitas.

– Evite adoçantes artificiais como aspartame, sucralose, Splenda , sacarina ou acesulfame de potássio. Embora estes produtos não aumentem os níveis de açúcar no sangue, o consumo ainda desencadeia a liberação de insulina , o que aumenta os desejos e a tendência a comer demais. Prefira os produtos que são adoçados com xilitol, eritritol ou stevia.

– O equilíbrio da energia sem o uso de açúcar pode ser feito através de refeições e lanches com uma mistura de proteínas, gorduras e carboidratos de baixo índice glicêmico. Frutas, por exemplo, elas devem sempre ser consumidas com uma proteína e fonte de gordura, como nozes ou iogurte desnatado. Quando você come também é importante. Coma a cada três a quatro horas e nos mesmos horários diários . Isto irá manter a sua insulina mais baixa do que se você comer em horários diferentes.

Efeitos colaterais do açúcar 2

Efeitos colaterais do açúcar 3

Efeitos colaterais do açúcar 4





4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *