O que é Pilates – Benefícios para a Saúde

Pilates esculpe o corpo e limpa a mente

Pilates é mais do que apenas um treino. Qualquer pessoa que esteja fazendo pilates por pelo menos alguns meses sabe que a modalidade não só esculpe o corpo, mas também limpa sua mente e lhe dá energia e serenidade interior. Mas o que há de especial no Pilates?

Segue razões cientificamente comprovadas de que o Pilates é uma excelente forma de exercício para o corpo e sua paz de espírito.

– Pilates melhora a sua memória e faz você mais inteligente

A partir dos 20 anos de idade nós começamos perder cerca de 1% do volume do nosso hipocampo, uma parte do cérebro responsável pela memória e função cognitiva. Nossos cérebros literalmente começam encolher.

Durante muito tempo, os cientistas pensavam que nós nascíamos com um certo número de células cerebrais, mas recentemente eles descobriram que nosso cérebro pode criar novas células assim, retardar ou reverter o encolhimento do cérebro. O que isso vai significar para você? Isso significa uma melhor memória, menor risco de doença de Alzheimer, um QI mais alto e muito mais.

Vários estudos recentes têm demonstrado que o exercício melhora a neurogênese – criação de novas células cerebrais – bem como protege as células existentes, levando ao aumento da produção do B.D.N.F. – um composto que protege o nervo do cérebro. As mudanças são principalmente perceptível no hipocampo, a região responsável pela memória e aprendizado.

Outro grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois relatou no Jornal de Atividade Física e Saúde que as pessoas têm a função cerebral significativamente superior após a prática de movimentos conscientes como Pilates ou Yoga em comparação com o exercício aeróbico.

– Pilates treina o seu cérebro

Aprender novas atividades é uma técnica de treinamento cerebral comprovada. Heidi Johansen Berg e seus colegas da Universidade de Oxford descobriram que a aprendizagem de novas atividades aumenta a densidade da matéria branca no cérebro (as fibras que permitem que os neurônios se comuniquem). Se os neurônios são formados, mas eles não se ligam depois, eventualmente, morrem sem qualquer benefício para a saúde do cérebro já que esta substância branca é extremamente importante.

Aprender uma nova atividade é uma parte importante da aptidão do cérebro. Mas a maioria de nós não tem horas extras para assumir um novo hobby.

Um programa de exercícios, porém, pode ser o caminho certo para realizar multitarefas – beneficiar o nosso corpo e nossa mente, ao mesmo tempo. Se você começar a automatizar o seu treino (como correr em uma esteira enquanto assiste TV, fazer repetições na academia sem focar em seu formulário ou fazer sua sequencia de Yoga rapidamente) você cortar o benefício do seu treino pela metade (sem mencionar que você pode dobrar o risco de uma lesão.)

Aprender um novo movimento ou uma nova modificação em uma rotina de Pilates fornece o efeito que estamos procurando por desafiar o corpo e a mente ao mesmo tempo.

– Ativar os músculos significa uma melhor função do sistema nervoso

Toda vez que nos movemos nós utilizamos diversas áreas específicas do nosso cérebro. O cérebro, em seguida, envia um impulso através da medula espinhal às fibras musculares.

Quando você aprende usar certos músculos você dispara uma cadeia de movimentos que poderia estar adormecido por um longo tempo. Aprender a usá-los é uma lavagem de limpeza para o seu sistema nervoso.

Um sistema nervoso saudável significa uma melhor comunicação entre o cérebro e outras partes do seu corpo, bem como a liberação de estresse e hormônios que melhoram o humor.

– Mente e emoções calmas

Você provavelmente já ouviu falar muito sobre os benefícios da meditação para o corpo e a mente. Para resumi-los, meditação:

alivia a ansiedade e depressão,
ajuda a tratar a insônia,
aguça a mente,
revela o pensamento criativo,
alivia o stress,
contribui com a gestão da dor crônica,
reduz as emoções negativas,
ajuda a combater vícios e incutir hábitos positivos,
reduz a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular.

Quando a maioria de nós pensa sobre meditação, imagina um monge budista ou uma pessoa New Age cantando na solidão. Mas estamos errados. O Pilates permite que você concentre sua atenção em uma coisa – seu corpo. Se você quer ou não, você vai precisar limpar sua mente de qualquer distração para fazer o exercício de pilates de forma coordenada.

Pilates permite colher todos os benefícios da meditação sem realmente sentar-se e sentir que você está desperdiçando seu tempo.

– Alivia o estresse em nosso corpo

Quando confrontado com uma situação estressante (real, como quase se envolver em um acidente de carro ou imaginativas, como o medo de falar em público), o nosso corpo libera uma onda de hormônios de estresse para preparar nosso corpo para lutar ou fugir.

Em uma situação estressante nosso corpo está pronto para mover-se rapidamente, mas na maioria dos cenários modernos não podemos fugir quando ficamos presos em um engarrafamento e não podemos brigar com nossos chefes.

Pilates alivia a tensão acumulada nos músculos através de alongamento suave e gradual. Um treino energético vai fazer com que você metabolize os hormônios do estresse acumulando-os em seus músculos. Já fazendo Pilates vai ajudá-lo a soltar os músculos tensos que não são sensíveis ao alongamento passivo. Quando você retira o estresse do corpo, você também vai tirá-lo da mente.

Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal para alojar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com êxito todos os complexos problemas da vida moderna.

– Pilates permite controlar suas emoções

Nossas emoções e respiração estão intimamente ligadas. Um estudo recente realizado por Pierre Phillipot (Psychology Today) mostraram que diferentes estados emocionais estão associados a padrões de respiração distintas. Pense em como sua respiração muda quando você enfrenta algo assustador em oposição a algo agradável.

No entanto, a parte interessante do estudo foi que os diferentes padrões respiratórios evocam certas emoções. Basicamente você pode respirar com calma ou ansiedade.

A respiração é um dos seis princípios fundamentais de Pilates. Aprender a controlar sua respiração é provavelmente o maior benefício de Pilates. As técnicas que você aprende em uma aula de Pilates também pode ser usado em diferentes situações da vida para acalmar sua mente ou passar por uma situação estressante.

– Pilates ensina você a ser você mesmo

O mundo moderno nos coloca sob muita tensão porque estamos constantemente nos sentindo na necessidade de obedecer certas regras. Estamos constantemente empurrando nossos limites para cumprir prazos, ser um pai melhor, entre outros.

Pilates nos ensina a respeitar o nosso corpo e se contentar com isso. A prática de Pilates está focada no trabalho dentro de sua amplitude de movimento e construir a sua força e flexibilidade gradualmente. Uma vez que nos sentimos confiantes no que estamos fazendo nós encontramos força e motivação para passar para o próximo nível. No entanto, o nosso progresso não é propulsionado ao sermos comparados com outra pessoa, mas sim, definindo os nossos padrões e prioridades que são significativas para nós mesmos.

Quando aprendemos a respeitar nossos corpos desta forma também aprendemos a fazer o mesmo com tudo em nossas vidas. Começamos a viver de acordo com nossas prioridades e desejos, em vez de manter as aparências.

Deixe seu corpo e mente desfrutar de tudo que o Pilates tem a oferecer: movimento inteligente para pessoas inteligentes!

Pilates 1 Pilates 2 Pilates 3

Pilates 4





Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *