Ovo faz mal a saúde ?

Ovos são super alimentos

O mito persistente que o colesterol provoca doenças cardíacas tem mantido muitas pessoas longe do consumo de ovo em uma base regular, por acreditarem que faz mal a saúde. Mas a verdade é que não há absolutamente nenhuma pesquisa que vincula o consumo de ovos as doenças cardíacas.

Uma recente revisão da literatura científica publicada na Current Opinion in Clinical Nutrition and Metabolic Care indica claramente que o consumo de ovos não tem impacto perceptível sobre os níveis de colesterol no sangue em 70% da população. Nos restantes 30 % da população, os ovos aumentam tanto o colesterol LDL quanto o HDL.

Você já deve ter sido condicionados a acreditar que qualquer coisa que aumenta o colesterol LDL (o chamado colesterol “ruim” ) devem ser evitados. Mas pesquisas recentes sugerem que não é a quantidade de colesterol em uma partícula de LDL que impulsiona o risco de doença cardíaca, mas o número de partículas de LDL no sangue.

O consumo de ovo é susceptível a proteger contra doenças do coração, pois aumenta a proporção de partículas de LDL flutuantes de grandes dimensões. Partículas de LDL maiores podem levar mais colesterol, o que significa que menos partículas são necessárias. Em outras palavras , o consumo de ovos pode reduzir a concentração de partículas de LDL , que é o factor de risco mais importante para a doença cardíaca.

Ovos são uns dos alimentos mais ricos e nutrientes disponíveis para consumo. Um ovo fornece 13 nutrientes essenciais , todos na gema (ao contrário da crença popular, a gema é a parte que contém mais nutrientes do que a clara).

Os ovos são uma excelente fonte de vitaminas do complexo B , os quais são necessários para as funções vitais do corpo, e também proporcionam boas quantidades de vitamina A , essencial para o crescimento.

A vitamina E em encontrada nos ovos protegem contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer; ovos também contêm vitamina D , que promove a absorção de minerais e a saúde dos ossos .

Os ovos são ricos em iodo, para um bom funcionamento dos hormônios da tireoide , e fósforo, essenciais para ossos e dentes saudáveis ​​.

Os ovos também são boas fontes de antioxidantes conhecidos por proteger a visão. Portanto , as concentrações plasmáticas aumentadas de luteína e zeaxantina em indivíduos que consomem ovos também são de interesse, especialmente nas pessoas com propensão a desenvolver degeneração macular e catarata .

Não há absolutamente nenhuma razão para limitar o consumo de ovos a três ou quatro por semana. Na verdade, o consumo de dois ou três ovos por dia vai proporcionar mais impulso para a saúde do que os suplementos vitamínicos.

É importante, no entanto, comprar ovos orgânicos, de galinhas criadas em pastagens. Estudos mostram que ovos orgânicos contém até 19 vezes mais ácidos graxos ômega 6 do que os comercializados em supermercados. Para certificar de estar comprando ovos realmente orgânicos, faça uma visita a feira da sua cidade ou um produtor local.

Ovo faz mal a saúde 1

Ovo faz mal a saúde 2

Ovo faz mal a saúde 3

Ovo faz mal a saúde 4





Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *